SERVIR DE EXEMPLO A QUEM É REALMENTE FIEL
"Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza", 1Tim.4:12

Muitos de nós esperaríamos que os exemplos deviam de vir a nós. Poderíamos mesmo pensar que os crentes é que devem ser exemplos para connosco. Mas a Bíblia dá-nos outra ideia sobre esse mesmo assunto, pois em todo lado afirma que quem tem de ser salvo, são os crentes – serão eles que precisam de exemplos. Lemos por exemplo que "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna", João 3:16; isto quer dizer que aqueles que crêem podem vir a perecer e para que não se percam, Cristo morreu.

"Ele salvará o Seu povo..." Mat.1:21. Paulo também falou "Crê e serás salvo..." num sentido futurista. Disse a também a Timóteo, "Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem", 1Tim.4:16. Mas as palavras mais concretas sobre este respeito achamos nestas palavras: "mas sê um exemplo para os fiéis na Palavra..."

Imagine quem me lê, que viveu com Pedro, com aqueles que se iam juntando à igreja de então para (ainda) serem salvos de seus pecados, aqueles que "louvando a Deus iam caindo na graça de todo o povo" Act 2:47. Esperaríamos que estas pessoas fossem os exemplos para nós; mas não, Paulo fala para alguém de fora como Timóteo, que ele tem de se exceder ao ponto de ser exemplo para estes, porque eles necessitam de exemplos para seguirem. Uma das coisas que nunca devemos fazer, é interpretar as Palavras de Deus como algo leviano e que não quer expressar precisamente tudo o que lá diz. Mas a Palavra de Deus só diz o que está lá. Diz para sermos um exemplo para quem é fiel. Ora vejamos quem são estes fiéis de facto.

Lemos deles que (42) "perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão e nas orações". Terá o meu caro leitor como vir a ser um excelente exemplo para estes, em obediência, nas orações? As orações dos apóstolos eram maioritariamente ouvidas momentaneamente e a terra por vezes tremia com a sua simplicidade e "singeleza de coração". Pode você ser um exemplo para estes? Lemos ainda (43) "Em cada alma havia temor e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. (44) Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum". Sua casa é sua, do diabo ou dos crentes todos? Da novela, dos filmes, ou das festas? E seu dinheiro, sua mesa, seu tempo? Pode você ser um exemplo real para quem (45) "vendia suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um"? Pode você trabalhar para repartir por quem não tem nada "fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tem necessidade?" Ef.4:28. Ou acha que, trabalhando para comprar uma casa, vai ter como ser exemplo diante de quem vendia suas propriedades para as distribuir?

"Em cada alma havia temor". Sabemos que todo o temor a Deus será sempre pouco e é justo e plenamente justificado. As pessoas temem quem ama deveras, pois sabem que tal pessoa será sempre justa em tudo quanto faz. Temer um ditador, só por medo, é fingido; o temor que Deus detém sobre nós, é porque Ele é limpo em tudo quanto possa vir a fazer. Quanto mais viemos a saber de Deus, a conhecer d’Ele de forma real, maior será nosso temor para com Ele, sabendo e experimentando o quanto é justo, fiel, limpo de olhos e atento aos Seus. Por isso lemos que "O princípio da sabedoria é o temor do Senhor; e o conhecimento do Santo é o entendimento", Prov.9:10. Sendo Deus real, tanto na comunhão que temos com Ele, facilmente nos aperceberemos quem Ele é de facto. Pode você ser um exemplo a estes nos quais lemos que "Em cada alma havia temor" – deste temor? Conhece você mais de Deus que eles, experimentou você mais do Justo que eles, ao ponto de lhes servir como exemplo a seguir? Pode Paulo também dizer a nós então, "mas sê um exemplo para os fiéis na Palavra"?

É óbvio que os nossos templos de hoje não são lugar de exemplo para ninguém. Mas se fossem, que exemplo daria você a quem (46) "perseverava unânime todos os dias no templo"? Indo uma ou duas vezes ouvir a palavra, ou orar à quarta-feira? Este povo vivia do templo! Suas posses estavam lá aos pés dos apóstolos! Não admira que eles lá, "partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, (47) louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos"! Act 2:42-47. A Bíblia diz para si, caro leitor, que deve ser um exemplo a estas pessoas. Paulo foi – porque não você, se Deus ainda é o mesmo?  

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com