E OS ESCOLHIDOS SÃO VIVENTES?
"Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos; e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos. Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes! (…) Portanto profetiza e diz-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu vos abrirei as vossas sepulturas, sim, das vossas sepulturas vos farei sair, ó povo meu", Ez.37:1,2,3,12

Desde os tempos que se começou a falar de Deus que se ouve falar de gente escolhida para certo tipo de obra e para certo trabalho de Deus.  Pena que se ache que, porque se pertence a uma igreja, porque se ouviu o evangelho, porque se foi baptizado ou chamado, que se tem o céu e a terra garantidos. No entanto, vemos que é precisamente a quem Deus chama de “Povo Meu” que Ele fala em tirá-los das suas covas onde caíram e permanecem.

Não existe ser mais arrogante que aquele que se ache escolhido para o Altíssimo quando não cumpre com a Vida de escolhido, com aquela que Deus distribui em grande abundância dentro do coração e da alma (seja este escolhido de facto ou não, pois alguém se pode achar escolhido mesmo havendo sido rejeitado por Deus). Existem certas portas através das quais os escolhidos de Deus têm de entrar para se poderem apoderar daquilo que Jesus lhes prometeu que daria, nem que para isso esperem em Jerusalém a Promessa do Pai primeiro. Aos escolhidos que nem sequer conseguiram o seu acesso a esta vida sem paralelo ainda, lhes será pedido muito do Pai, pois será sobre eles que Deus colocou a salvação de quem não foi escolhido para uma obra específica. Isto será o que se deduz das palavras do apóstolo Paulo: “para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós”, 2Cor.10:16. Sabemos que ele como escolhido especial chegou aos Coríntios; logo, outros teriam de ser alcançados após estes Coríntios se haverem tornado capazes de serem pais e exemplos que pregassem com suas próprias vidas.

Ao olharmos bem de perto para a Bíblia, veremos como as pessoas mais exortadas nas Escrituras são precisamente quem foi deveras escolhido por Deus. Vemos, também, que sempre que não cumpriram, nem mesmo usufruindo de toda a disponibilidade do próprio Deus para com eles, foram das pessoas mais rudemente castigadas e menosprezadas, até mesmo pelos povos a seu redor. Como é que isto acontece, que a maior honra que um ser humano alguma vez pode alcançar, o maior titulo sobre a terra, se torne na maior ignominia e vergonha alguma vez imaginada?

A Lei de Deus fala em “olho por olho e dente por dente”. Se as pessoas rejeitam a Vida eterna Deus lhes dará o seu oposto preciso na Morte eterna. Se causam desonra ao seu Criador cá na terra havendo sido escolhidos para a maior honra imaginável, a vergonha porque passarão mais cedo ou mais tarde, será o exacto oposto de tudo quanto iriam receber caso fossem fiéis ao seu Criador em seus detalhes mínimos. Não se viu povo a passar por maiores vergonhas e vexames que o povo escolhido de Israel em toda a sua história. “Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo”, Heb.4:3. Isto significa "embora estivessem escolhidos desde a fundação do mundo". Por essa razão Paulo fala assim: "Pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna", 2Tim.2:9-10. Porque usaria Paulo a palavra "também" se só os escolhidos se salvam? E porque Rute se salvou se nem pertencia aos escolhidos de deus, sendo que os Moabitas haviam sido condenados à extinção?

Vemos, então, que sermos escolhidos para reflectirmos, ouvirmos e até obedecermos ao evangelho de nada nos valerá, a menos que a Vida de Cristo em nós se torne veloz e real. A todos os crentes nesta terra, um sério aviso: cuidem-se, pois será sobre vós que a maior fatia ou de bênção ou de maldição, recairá um dia. Verifique o que impede que você seja um verdadeiro apostolo da era moderna, pois muitos são de facto escolhidos para isso e nota-se que muito poucos assumiram seus postos. Só os falsos prosperam nos dias de hoje. Amem.

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com