AFIAR A NOSSA VIDA NA DE DEUS
"Afia-se o ferro com o ferro; (assim o homem afia o rosto do seu amigo)", Prov.27:17
  1. Jesus é seu amigo? Ele realmente afia seu rosto, seu semblante, sua vida toda? Já chegou a esse tipo de relacionamento onde isso é possível e fácil? “Mas, todos nós, com rosto descoberto, reflectindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”, 2Cor.3:18.

  2. Quando afiamos uma faca na pedra de esmeril e se não exercermos pressão sobre a pedra, a faca nunca se afiará. Se não lutarmos com Deus, nunca seremos afiados, isto é, nunca seremos personagens que vencem qualquer obstáculo após havermos sido afiados.

  3. Uma faca bem afiada não faz esforço para cortar qualquer problema que surja. A faca só exercita a força para ser afiada e não para cortar. Faca que precise força para cortar, não está afiada. Só depois de afiada, é vitoriosa e corta sem esforço.

  4. A faca afiada precisa de manutenção. Tudo vai depender do material em que Deus nos torna. Se Deus confia em nós, faz-nos de aço que permanece afiado com pouca manutenção. Se não confia em nós, faz-nos de ferro que precisa ser afiado regularmente. Você é dos que permanecem fiéis ao que Deus tem para fazer, seja de que jeito for?

  5. Os que afiam facas sabem que, depois de afiar, precisam passar de leve na pedra para alisar o gume da faca. Existe uma fase final quando não se exerce a força – apenas se aperfeiçoa o gume da faca.

  6. Sabemos que a Palavra de Deus é uma espada de dois gumes. E, segundo Hebreus 4:12, é muito afiada e corta qualquer coisa: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até a divisão de alma e espírito, de juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Essa palavra já é afiada por si. Mas, nós também lemos que a boa semente é essa palavra afiada, a qual não poupa ninguém – nem amigos e nem inimigos. Contudo, também lemos que “a boa semente são os filhos do Reino”, Mat.13:38. A palavra de Deus, quando pura e clara, já é afiada. Contudo, os filhos do reino precisam tornar-se a própria palavra de Deus, pessoas em quem se ouve a verdade quando não falam e quando falam. Você já é afiado? Você tornou-se uma espada de dois gumes bem afiada, a qual nem se dá conta que corta? Você é cortante? Você é a palavra de Deus? Sua vida fala bem alto? Ou você precisa explicar muita coisa quando perto das pessoas? Sua vida é simples e directa? Vê-se Jesus na sua vida logo à primeira vista? Nota-se logo que Jesus é seu amigo? As pessoas vêm Outra pessoa consigo? Vêm que você está sendo afiado? Ou você esconde a Obra que seu amigo está concluindo em si?

  7. Faça tudo para glória de Deus e chegue ao ponto onde isso é forma de vida, onde sua naturalidade expressa, revela e mostra somente a glória de Deus. Isso glorifica Deus e não palavreado fácil e barato.

Lembre-se que não deve dar descanso a Deus até que se cumpra tudo que Deus falou a seu respeito, seja através da Bíblia ou pessoalmente. “E não Lhe deis descanso até que estabeleça Jerusalém e a ponha por objecto de louvor na terra”, Is.62:7. É assim que você é afiado no tocante às coisas e à vida de Deus. Você não apenas precisa estar na onda de Deus, mas, precisa ser a própria onda de Deus. Lembra-se da viúva que não dava descanso ao Juiz ruim? (Luc.18:1-8). Você acha que ela tiraria o descanso do Juiz se ficasse quieta em sua cama durante a noite? Isso significa que ela não deu descanso a ela própria para poder tirar o descanso do Juiz até que ele cumprisse seu pedido de justiça. (A viúva não pedia coisa injusta e sim coisa justa. Você está justificado? Pediu a coisa justa? Você é justo?) Amém.p

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com