ATRASANDO OU ANULANDO OS TEMPOS DE DEUS
"Segui a paz (de consciência) com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem", Heb.12:14-15
  1. Só existem três maneiras de não acontecer aquilo que Deus prometeu – se prometeu: 1.Ainda não é o tempo certo de acontecer; 2.A pessoa está suja e Deus adia ou anula; 3.A pessoa está limpa e é tempo de Deus, mas, o seu coração não está apto para receber e ensoberbece-se recebendo, ou torna-se infiel depois de alcançar e dormita devido ao extenuante esforço e desgaste para “alcançar as promessas”. O alcançar destas promessas deve ser o início das nossas vidas e nunca o fim da picada. Por que razão você estudaria engenharia se, depois de receber o diploma, reforma-se? Se não faz isso com as coisas deste mundo, por que razão age assim em relação às coisas de Deus?

  2. Conforme vimos, existe um tempo que Deus determinou para acontecerem certas coisas. Houve um tempo escolhido para Cristo vir ao mundo; para que o Espírito Santo descesse em Pentecostes; etc. Na nossa vida diária actual, também existem determinados tempos que devem ser cumpridos. Contudo, é verdade que muitos usam esta verdade sobre o tempo de Deus para desculparem os seus fracassos e faltas de obediência. E é disso que iremos falar hoje.

  3. Temos um lado da verdade: quando a pessoa acha que Deus é demorado a resolver certas coisas. Também existem muitas explicações verdadeiras para isso. José não entendia por que razão teve de ser escravo 13 anos, mas, entendia que tinha de manter-se puro e coladinho a um Deus santo, sendo igualmente santo; Moisés sabia que seria ele a livrar Israel da escravatura, mas, teve de passar 40 anos no deserto preparando seu coração e tornando-o humilde o suficiente, pois, a tarefa seria grandiosa demais para um coração despreparado que pendia para a arrogância; Abraão esperou mais de 25 anos pelo filho prometido, passando muitos anos sem receber o que desejava; etc. Também houve muitos casos na Bíblia onde as coisas aconteceram de imediato, isto é, assim que Deus falou. Também temos outro lado da verdade: existem aqueles que já deveriam ter obtido certas coisas, certos corações, certo caminhar e muitas outras coisas certas em seu devido tempo e, no entanto, continuam pobres porque não as receberam. Essas pessoas desculpam-se frequentemente que isto ou aquilo ainda não aconteceu porque ainda não é o tempo de Deus e sabemos que só não receberam porque não se prepararam para receber, não se tornaram santos e fiéis no pouco e não se tornaram aptos para serem fiéis no muito.

  4. Existem duas coisas principais que nos impedem de alcançar o coração que Deus quer em nós, o qual estará apto e fiel para quando Jesus vier trazendo com Ele tudo que tem, isto para quem o buscou só a Ele por Ele. “…eis que com ele vem o seu galardão e a sua obra diante dele”, Is.62:11. Existe a impaciência naqueles que estão limpos, os quais começam a atrapalhar Deus e a mexer onde só Deus deveria estar mexendo. E, também, existem pecados que impedem que consigamos obter o preparo, o coração e a obra interior que nos fará receber tudo que Deus quer dar, incluindo tudo aquilo que Deus acrescenta (não falo somente em obter o que Deus quer dar e sim o preparo).

  5. Os pecados impedem as bênçãos e, também, que as promessas se cumpram. (Exemplo:2Sam.21: A terra sofreu no tempo de Davi por causa dos pecados de Saul, o rei anterior). Você tem mágoas em seu coração? Justifica-se, pensa ter direitos e os defende? Faz objecções e questiona as coisas de Deus quando não alcança Deus por culpa própria? Impede que Deus faça do jeito d’Ele e no tempo d’Ele? É negligente e adia as coisas de Deus para uma hora que lhe apeteça mais? É apressado e quer já o que Deus marcou para depois? É sarcástico nos momentos que as cosas de Deus parecem demorar? Tem dó de si mesmo? O que tem em sua vida e em seu coração que possa impedir a obra de Deus, a bênção de Deus em seu lar, em seu trabalho? Coloca a Bíblia de lado, é negligente em sua leitura? E quando você lê a Bíblia e não entende alguma coisa, pergunta a Deus ou deixa a dúvida pairando no ar? Você aprende de Jesus? Quando vai ficar limpa toda a sua vida?

  6. Já reparou que, muitas vezes, pode perder a fé por culpa própria ou por culpa de terceiros? Alguém ligado a si peca e você continua orando e não se apercebe que não tem respostas. Mas, continua orando e orando e nada acontece. (Ver exemplo em Josué 7). “Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto? Israel pecou, e transgrediram (…) e furtaram, e mentiram…”, Jos.7:10-11. Sua esposa está em pecado e você pede as bênçãos de Deus? Seus filhos são desobedientes e insubordinados? Ou é você que trata mal sua esposa? “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações”, 1Ped.3:7.

  7. Da próxima vez que você falar sobre o tempo de Deus, leve estes factores em consideração. Antes de brigar com a esposa ou marido quando algum pedido de Deus ficar pendente, for anulado ou ficar sem resposta, pense que a culpa pode não ser da pessoa com quem você briga. A vida da maioria dos crentes é pobre por estas razões, razões essas que usam para se justificarem em vez de as usarem para se arranjarem com Deus e com seu próximo, confessando e abandonando cada pecado e cada impedimento, um por um. Amem.

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com