DEIXAR ESPINHOS NA SEMENTEIRA
"Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia humidade. E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na. Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça", Luc.8:5-8
  1. Quando vemos que a semente caiu em boa terra entre os espinhos, nós não tentamos arrancar a terra dali e nem as plantinhas. Antes, tiramos os espinhos.

  2. Os espinhos tiram-se, isto é, as preocupações, as ocupações, etc.

  3. Não devemos tentar mudar os espinhos em plantas, como que por milagre. Devemos é arrancar os espinhos todos sem dó e sem danificar as plantinhas.

  4. Muitos tentam colocar as mãos entre os espinhos para colherem os frutos quando deveriam era retirar os espinhos. Os frutos colhem-se depois em total segurança.

  5. É interessante notar que Jesus afirmou que não é o diabo quem sufoca a palavra; não é a perseguição e nem a falta de compreensão dos demais que nos sufocam. O que sufoca a palavra do grande Deus são as preocupações e as ocupações deste mundo. Quantos se preocupam com o diabo e dizem que tudo é culpa dos outros? Você também faz de tudo e diz de tudo para poupar os espinhos e evitar arrancá-los para sempre?

  6. Quais os espinhos de sua vida que evita arrancar? Pode fazer uma análise honesta e calma diante de Deus?

  7. Muitos afirmam que é Deus quem tem de mudar as suas vidas. Na verdade, eles querem que os espinhos virem plantações de bom fruto. Arranque os espinhos e deixe Deus acrescentar tudo quanto deve em seu devido tempo!

Vamos quantificar alguns espinhos que nem sempre achamos como tais:

  1. Você preocupa-se com aquilo que as pessoas pensam de si?

  2. Ocupa-se com coisas fúteis e insignificantes para evitar ser responsável?

  3. Rodeia ou contorna assuntos importantes ou encara-os logo de frente?

  4. Pratica o que ouve ou só ensina o que ouve?

  5. Tenta tornar a salvação real em sua vida, salvando-se a si próprio de qualquer tipo de pecado? Ou brinca aos crentes?

  6. Se tem dívidas ou dúvidas: quer conhecer a solução para as dívidas e as dúvidas ou deseja conhecer Jesus? Quer o galardão ou o galardoador?

  7. Usa bem seu tempo nas coisas eternas, isto é, naquelas coisas que ficarão para sempre? Usa bem seu tempo no geral? Você é disciplinado?

  8. Você ocupa-se mais em ser simpático e polido ou em expressar a verdade através da vida que vive e das palavras que expressa?

  9. Sua vida é árvore com folhas ou com fruto? Quais as folhas que encobrem seu fruto? Você cuida das folhas e deixa o fruto apodrecer na árvore? Prefere a aparência ou prefere alimentar com o fruto? Quer os frutos para que sejam comidos o quer que fiquem para enfeitar a árvore que você é?

  10. Quantos mais espinhos você consegue acrescentar aqui nesta lista?

É preciso você levar a sério as palavras de Jesus quando Ele mesmo classifica estas coisas como espinhosas. Se Jesus afirma que são espinhos, é porque realmente o são. Pode ser que você tenha uma opinião contrária à de Jesus, mas, a verdade é que as preocupações e as ocupações indevidas são e serão sempre e somente espinhos que produzirão mais espinhos. Você acredita nisso?

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com