DEUS ZANGADO TODOS OS DIAS
"Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias. Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco e está aparelhado. E já para ele preparou armas mortais; e porá em acção as suas setas inflamadas contra os perseguidores. Eis que ele está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produziu mentiras. Cavou um poço e o fez fundo; caiu na cova que fez. A sua obra cairá sobre a sua cabeça; e a sua violência descerá sobre a sua própria cabeça", Sal.7:11-16
  1. A Bíblia diz que Deus é amor. Sabemos todos que Deus é amor. Mas, o que significa isso realmente? Na verdade, porque Deus é amor Ele está irado todos os dias. A natureza de Deus é amor e não convive com outro tipo de natureza. O amor reage com ira contra a natureza egoísta. (O oposto do amor é o egoísmo e não o ódio. Ódio é só mais uma forma de egoísmo). Os peixes vivem com os peixes na água, em seu ambiente; as fofoqueiras vivem com as fofoqueiras, em seu ambiente; os bêbados com os bêbados; etc. Fora desse ambiente vivem contrariados. Deus vive com o amor em ambiente de amor e de santidade. Amor é a santidade e a santidade é o amor. Logo, o amor não sabe conviver com o egoísmo. Daí que se ira quando vê o pecado. "Não suporto a iniquidade", Is.1:13.

  2. As pessoas pensam que Deus fica mais zangado contra os pecados que eles consideram graves, como a prostituição ou a droga. Na verdade, qualquer forma de egoísmo é motivo da ira de Deus. Temos razões para crer que Deus se ira mais contra pecados de fingimento, contra aqueles que não tem aparência de mal, do que aqueles que não conseguem enganar ninguém. Os que enganam e passam por bons são piores para Deus e Ele suporta-os menos ainda.

  3. Quando alguém entra numa de pecar, só existe uma coisa capaz de desviar a ira de Deus: a sua conversão. As lágrimas de uma mãe, as tristezas de um pai, as orações dos fiéis só poderão evitar a ira de Deus se a pessoa se converter. Deus não irá levantar a sua ira por causa das lágrimas de um pai ou por causa da tristeza de uma mãe.

  4. É bom saber que a Bíblia afirma que Deus está zangado contra o pecador - qualquer um. Uns consideram-se acima da ira de Deus por se haverem tornado crentes. Mas, a ira de Deus sobre os crentes será mais forte e mais acesa. "Porque começa o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?" 1Ped.4:17.

  5. O que faz Deus levantar toda a Sua ira? É a conversão. O que é a conversão? A conversão é mudar para o oposto, ser desde o coração o oposto ou o inverso do pecado. Mentiroso vira verdadeiro de coração; ladrão dá do que tem; aproveitador dá aos outros; quem olha para as mulheres de fora começa a olhar para a sua; quem critica e aponta o dedo para os filhos dos outros começa a educar os seus no temor de Deus; quem reclama começa a entregar seus caminhos a Deus e dar louvor a Ele; etc. É isso que é a conversão. A conversão é fazer o oposto daquilo que é errado fazer.

  6. Existe muita gente esperando o bem da parte de Deus. Eles falam, testemunham e dizem muitas coisas que, na prática, nunca funciona ou acaba nunca dando certo. Eu vejo mais pessoas dizendo que isto ou aquilo vai dar certo do que pessoas falando do que já deu certo com eles. Não é estranho que todos falem de coisas que nunca aconteceram com eles dizendo que irão acontecer ainda? E vocês verão que a maioria desse tipo de faladores são precisamente aqueles que nunca colocam suas vidas em ordem com Deus. Por isso falam desse jeito. As pessoas que têm sua vida em ordem com Deus vivem as coisas de Deus em seu dia-a-dia. Os outros só falam delas. "Será também como o faminto que sonha, que está a comer, porém, acordando, sente-se vazio; ou como o sedento que sonha que está a beber, porém, acordando, eis que ainda desfalecido se acha, e a sua alma com sede", Is.29:8.

  7. Sabemos que num casal, quando um não se converte, um atrasa a vida dos dois ou, no mínimo, prejudica a vida do parceiro também. O que é que você tem em sua vida que impede o progresso de seu filho, de seu marido ou esposa? É teimosia? Caprichos? Manias e manhas?

  8. Quando as pessoas se apercebem que Deus está irado com eles, geralmente essa noticia chega a eles como um desapontamento e querem jogar tudo para o alto. Não recebem bem as boas notícias. Sabia que existe gente que vive até à hor da morte sem se aperceber que Deus está irado contra eles? Culpam Deus das coisas que eles próprios causaram, dos atrasos que inventaram e dos pecados que cometeram. Uns ficam desapontados com Deus por haverem bebido do engano muitos anos de sua vida. Deus tem culpa disso quando você tem a Bíblia tão perto para compará-la com o engano e saber o que está certo e errado? Ou você prefere agradar pessoas pensando que isso é amor? Desde quando agradar pessoas é amor? Jesus não tem culpa que as pessoas cultivem e preguem falsas esperanças acerca d'Ele. A Bíblia afirma que Deus está zangado contra os pecadores e contra o pecado cada dia. Por que razão você resolveu acreditar que deveria agradar o pecado dos outros ou os seus e que Deus não se zanga? Quantas vezes os outros bebem cerveja sem se sentirem mal de seu lado? Ou falam palavrões pensando que você ouve e gosta? Ainda se admira que Deus tenha suas setas apontadas contra si ou, no mínimo, não tenha nenhuma seta de bênção apontada a seu favor? Amem.

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com