ENTRAR ENQUANTO A PORTA NÃO FECHA
"… A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz", João 12:34-36
  1. Jesus mesmo disse: “Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”, Luc.13:24. Isto significa que chegará o dia quando as pessoas se esforçarão de todo coração (como deveriam ter feito tempos atrás) e não conseguirão entrar – jamais. Lembram-se das 10 virgens? Cinco não conseguiram entrar, ainda que eram virgens e puras. É difícil entender como é que muitos deixam passar o tempo, demoram a decidir, adormecem e adiam decisões tão importantes como estas. Se uma loja está aberta, a pessoa vai às compras enquanto está aberta e não espera que ela esteja para fechar. Se você sabe que a loja da graça irá fechar, ou se sabe que está aberta, por que adia a sua entrada? O que ganhará com isso? Por que razão adia a sua responsabilidade? Por que demora tanto a pedir perdão a alguém? Por que razão demora a reconhecer que errou? Até quando vai adiar entregar o que roubou ou resolver o rancor e a mágoa que sente? Até quando vai ficar nas coisas do mundo, trocar Deus por TV e usar mal seu tempo? Até quando vai defender seu orgulho, sua raiva, sua teimosia? Não entra por estar agarrado no mundo, viciado ou enamorado dele?

  2. Quando se trata de uma loja, sabemos mais ou menos qual o horário que abre e quando se encerra o expediente. Mas, a loja da graça fecha quando menos esperamos. Só sabemos que ainda se encontra aberta. Você entrou? Já reconheceu seu erro? Já devolveu o que não lhe pertence? Já pediu perdão a alguém pela mentira que contou? “Vai depressa…”, Mat.5:24,25.

  3. Muitos dizem que Deus é misericordioso e que irão resolver no último momento. Mas, será que é preciso esgotar o tempo, esperar até ao último momento? Não pode comprar logo que abram as portas? E por que razão espera até ao último momento para ir à loja da graça se não sabe quando a Porta de Deus irá encerrar para sempre?

  4. Outra diferença é que as portas das lojas comuns fecham num dia e abrem no outro. A Porta de Deus, quando encerrar, encerra para sempre. Está sempre aberta enquanto não fecha para sempre. E fechar a porta não significa que o mundo acabou e antes que a graça terminou. Até quando irá esperar para entrar se você não sabe até quando a porta vai permanecer aberta? “Por que razão vim eu e ninguém apareceu?” Is.50:2. “E disse: Que vês, Amós? E eu disse: Um cesto de frutos do verão. Então o SENHOR me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele. Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do SENHOR, mas, não a acharão. Naquele dia as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede”, Amos 8:11-13.

  5. “Mas a vós, os que vos apartais do SENHOR, os que vos esqueceis do meu santo monte. Também vos destinareis à espada e todos vos encurvareis à matança; porquanto chamei e não respondestes; falei e não ouvistes; mas, fizestes o que era mau aos meus olhos e escolhestes aquilo em que não tinha prazer”, Is.65:11-12

  6. Enquanto não entra na porta, enquanto recusa entrar, algumas coisas irão acontecer ao seu coração. Irá endurecer; irá aprender hábitos de desleixe e de desatenção; aprende o desrespeito pela palavra de um Rei poderoso; etc. Seu coração endurecerá cada dia mais e será cada dia mais improvável que vá desejar entrar na porta estreita. Se está à espera de ter desejo de entrar, deve saber que esse desejo irá tornar-se cada vez mais efémero e mais fraco. O desejo não aumentará – antes, diminuirá. Não confunda dever com desejo. O desejo de entrar só aumentará depois de entrar.

  7. Muitos criam uma porta de fantasia, criam as próprias doutrinas e fazem seus caminhos fáceis – mais fáceis que aquilo que Jesus disse que seriam. “…Se O honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras…”, Is.58:13. Sabemos que existe um caminho que parece certo ao homem cujo fim é a morte, Prov.16:25.

  8. A porta é estreita. O caminho é apertado. Muitos crentes tentam entrar por uma porta mais larga e acabam entrando na mais larga de todas. Você vai entrar por qual?

  9. Você sabe por que razão a porta torna-se estreia? Somente porque o coração está afim de outras coisas, opera de outra maneira diferente da de Jesus, não presta facilmente atenção às coisas de Deus, etc. Não significa que a porta seja naturalmente estreita, mas, que será estreita para quem ainda ama as coisas do mundo e está afim delas ou quer fazer tudo do jeito que o mundo faz. Para o coração que não faz da maneira de Deus e quer fazer da sua, a porta será sempre estreita; para o coração que facilmente se empolga com o que não é vida, a porta para as coisas de Deus será estreita; para o impaciente a expectativa em Deus será dificílima; etc. Que tipo de coração você tem? Que tipo de coisas você faz seu coração aprender? Quais os hábitos que impõe sobre ele? Que tipo de formação e que (in)disciplina você dá a todo o seu ser, de alto a baixo? Tudo aquilo que você é agora, será mais tarde, a menos que mude agora. Um americano não deixa de ser americano e de pensar do jeito que pensam em seu país somente por haver-se mudado para outro país. Aquilo que ele é, continuará sendo. Então, Jesus oferece uma nova natureza a quem quiser. Entre na porta estreita e esforce-se para entrar nela antes que endureça seu coração em demasia ou antes que a porta se feche, entre para conseguir permanecer nela e terminar o caminho estreito, parecendo simples, fácil e amplo. “Teu coração se alargará…” A porta tornar-se-á ampla para quem ama Deus e Seus jeitos de fazer de todo coração. “Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”, 2Ped.1:11. Mas, amando o mundo e seus jeitos, nunca a porta ou o caminho se tornará amplo. Amém.

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com