ESPERAR O AMADURECIMENTO DA SABEDORIA, DOS ACONTECIMENTOS, DAS PROMESSAS, ETC
"Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações... Não vos queixeis, irmãos, uns dos outros, para que não sejais julgados…", Tiago 5:7-9
  1. A paciência é uma virtude. O homem paciente é um virtuoso. E quando um Deus poderoso se junta à virtude e ao virtuoso, teremos grandes surpresas. Nunca alguém conseguirá prever as consequências de tal combinação. É por essa razão que devemos aprender a esperar, a ter lugar e espaço para a expectativa, pois a previsão de como Deus vai fazer as coisas torna-se difícil.

  2. Para que alguém possa tornar-se paciente ou obter qualquer outro fruto do Espírito, precisa ser pessoa limpa. Deus opera as virtudes nos limpos, tal e qual opera a convicção de pecado nos sujos. E como os pecadores sob o jugo e sob o peso da consciência precisam fazer alguma coisa para se limparem imediatamente, torna-se claro que todo o virtuoso tem igualmente a capacidade e a responsabilidade de actuar sobre as virtudes que dão fruto. Por essa razão é que ser paciente se torna um mandamento, pois, exige algo de nós, seja sabedoria, investigar a verdade, consultar e obedecer o Senhor ou qualquer outra coisa fundamental.

  3. As pessoas querem que as sementes sejam árvores, que as árvores sejam fruto e que o fruto seja doce quando negligenciam tanto a árvore quanto o fruto em suas próprias fases, trocando uma fase pela outra. Se negligenciamos a semente, não haverá árvore. Se negligenciamos a árvore, não tratando dela, o fruto será ruim. E caso a árvore não chegue a morrer, comerá frutos desagradáveis dos quais não gostará. Você não pode considerar como árvore nada daquilo que Deus diz ser semente. A Palavra de Deus é semente – não é árvore. Árvore será você e os frutos darão em si. Por que razão tentam que sejam os outros a dar fruto? Não pode considerar que árvore dará fruto sem os cuidados necessários – e, alguns desses cuidados são cuidados intensivos e desgastantes. Outros, nem tanto…

  4. Neste versículo existem vários mandamentos, várias ordens directas: 1."ser pacientes"; 2."aguardar"; "aprender a esperar"; "receber"; "expectativa"; "fortalecer o coração"; "não cair na tentação primária da impaciência: dar-se mal com as pessoas, descarregando sobre os outros". Veja que cumpre com audácia o que é imperativo. Mandamentos são para cumprir. A primeira saída costuma ser brigar com amigos, colegas e familiares, arranjando coisas com que confrontá-los.

  5. Para praticarmos a paciência não podemos somente resolver sermos pacientes. Existem perguntas que devemos fazer: estamos limpos diante de Deus? Se estivermos, é óbvio que podemos esperar qualquer coisa d'Ele a qualquer momento. Isso chama-se expectativa, algo que torna a paciência fácil. Já viu alguém com expectativa (aquela que nunca engana)? Já viu tal pessoa desanimar, impacientar-se com os colegas, amigos ou familiares? "Aqueles que esperam no Senhor… correrão e nunca se cansarão… voarão…" Esperar no Senhor é essa expectativa – é estar atento ao que irá acontecer em breve.

  6. Sabemos que todo tipo de fruto tem seu tempo determinado para amadurecer. E olhando para a semente podemos obter, logo ali, a expectativa do fruto. Mas, não podemos cair na burrice de pensar que a semente deveria ser fruto para nos satisfazer a falta de vontade de obedecer e trabalhar de outro jeito que não o nosso. Ninguém consegue fugir aos ciclos, às estações que Deus criou. Temos de ter a certeza que devemos dar atenção e ter preparo para estações, épocas e tempos certos para tudo se nos entregarmos a Deus de todo coração. O tempo certo pode ser agora, depois ou já ter passado por nós. Contudo, isso não invalida o facto de haver estações e tempos próprios para cada coisa acontecer debaixo do céu. Como é que você está se adaptando às estações de Deus? Se deseja viver de Deus, poderá preparar-se para sujeitar-se aos ciclos e às estações d'Ele. Não existe outro caminho. Só não use isso como desculpa para atrasar aquilo que já deveria ter sido feito e adiantar o que ainda está para chegar. Amem.

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com
  •  

  •