LEGALISMO
"Pois todas as suas mesas estão cheias de vómitos e de sujidade, e não há lugar que esteja limpo. Ora, a quem ensinará ele o conhecimento? e a quem fará entender a mensagem? aos desmamados, e aos arrancados dos seios? Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali. Na verdade por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo; ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir. Assim pois a palavra do Senhor lhes será preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e fiquem quebrantados, enlaçados e presos", Is.28:8-13
  1. Legalismo é prova de afastamento de Deus e é recusa em arranjar alguma coisa da Sua maneira. Sempre que qualquer caminho alternativo é preferido, certamente existe algo que recusamos arranjar da maneira de Deus. E é aí que começam as vidas legalistas, pois, pendem para a falta de poder devido ao afastamento de Jesus. Quanto mais legalista você for, maior teimosia tem e mais se recusa arranjar com deus ou com as pessoas. Na verdade, a grande legalidade significa, muitas vezes, que existe somente uma coisa que recusa ou confessar ou abandonar para sempre. A razão mais frequente para ser legalista é um Golias em sua vida.

  2. Já alguma vez achou que a Palavra de Deus é um monte de mandamentos que devemos cumprir?

  3. Os mandamentos de Deus são direcções para uma vida que já deve existir em nós. Se essa vida estiver morta, escravizada ou manchada pelo pecado, os direccionaremos de Deus parecerão montes de mandamentos impossíveis de cumprir. Será regra sobre regra e não significarão descanso.

  4. Jesus disse: “Sem mim nada podeis”. Isso não foi dito a pessoas separadas de Deus, pois elas podem fazer muitas coisas sem Deus. E a verdade é que fazem mesmo. Contudo, essa afirmação é séria, válida e verdadeira para quem está limpo diante de Deus. Jesus dirigiu essas palavras de quem Ele afirmou: “Vós já estais limpos” João 15:3. São os limpos que nunca conseguirão fazer nada sem Deus.

  5. Você tem algum Golias na sua vida? Algum pecado que acha impossível de derrotar? E o que faz esse Golias em sua mente? Que lhe diz? Que ele é grande e que tem muitos soldados por trás dele? Que só com muitos mandamentos os derrotará?

  6. Olhando para o que aconteceu a Golias, vemos que todo o exercito dos Filisteus se dispersou e fugiu assim que o Golias morreu. Mas, enquanto o Golias for vivo você vai achar que o exército do pecado é grande demais e que tem muitos pecados para derrotar através de regras e de mandamentos. Você consegue fazer uma coisa de cada vez? Derrotar o Golias primeiro e somente ele?

  7. Qual o seu maior problema? Qual o seu Golias? Qual o seu pecado impossível de derrotar? Ou qual o pecado que não quer derrotar? Não é ele que faz pensar que são só mandamentos e impossibilidades que Deus pede de si?

  8. Existe uma vida que Deus dá. Ela vive por Deus, ela é Deus. Essa vida só vive por Deus, só dá certo através de Deus. A terra prometida depende de Deus e as coisas ali não funcionam mais como tudo funcionava (ou funcionaria) no Egito. Você esteve no Egito? Então esqueça seus modos porque nesta terra de Deus, nesta vida nova a vida eterna recebe suas águas dos céus. No Egito a água saía da terra. “Pois a terra na qual estais entrando para a possuirdes não é como a terra do Egito, de onde saístes, em que semeáveis a vossa semente e a regáveis com o vosso pé, como a uma horta; mas, a terra a que estais passando para a possuirdes é terra de montes e de vales; da chuva do céu bebe as suas águas”, Deut.11:10-11.

  9. Você sente-se “enlaçado, preso, quebrantado,” sem forças e desorientado no caminho de Deus? O caminho de Deus ainda é uma lista de mandamentos ou já é uma forma de vida? As coisas deixaram de funcionar da maneira que a Bíblia fala? Você consegue ter descanso na presença de Deus? Ou sente-se melhor e mais descansado no mundo e do jeito antigo?

  10. Enquanto as palavras de Deus forem regras e mandamentos isso significa ainda não são uma forma de vida. Amem.

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com