“”, “”, ”, “”,
MUDAR DE CORAÇÃO EM VEZ DE MUDAR DE LUGAR/MARIDO/EMPREGO/CIRCUNSTÂNCIAS
"Teme ao SENHOR, filho meu e não te ponhas com os que buscam mudanças", Prov.24:21
"Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade", Fil.4:12
"Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes", 1Tm.6:6-8
"…Contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei", Heb.13:5
  1. Só existe uma satisfação nesta vida: Jesus Cristo. E só existe uma maneira de estarmos satisfeitos: fazendo e achando a vontade de Deus. "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra", João 4:34. Ou isto é verdade ou Jesus mentiu. E se isto é verdade, só existe uma insatisfação: estarmos longe de Deus ou de Sua vontade. E só existe uma maneira de estarmos afastados de Deus: algum pecado não reconhecido como tal ou não abandonado. E se isso é verdade, por que razão você ainda teima em buscar satisfação longe de Deus e fora da Sua vontade para a sua vida?

  2. A insatisfação deve-se ao estado do coração e ao tipo de coração que alguém tem. Não se deve a circunstâncias, lugares, falta de coisas, etc. Se eu estiver insatisfeito com um salário baixo, o meu coração irá comigo para um salário melhor. Será apenas uma questão de tempo até sentir-me insatisfeito por lá também, no novo lugar para onde me mudei. "E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: …contentai-vos com o vosso soldo", Luc.3:14.

  3. Uma pessoa insatisfeita é usualmente uma pessoa sem saídas, a qual recusa a única saída que tem: arranjar-se com Deus ou arranjar aquilo que recusa arranjar. Existem pessoas que procuram viajar em vez de pedirem perdão; emburrarem em vez de pararem de brigar e de estrebuchar contra a vontade de Jesus; etc. Quantas mudanças você procurou só nos últimos meses? E depois de haver mudado, mudou alguma coisa em sua disposição? Se você continua igual, por que razão insiste no mesmo método e buscando as mesmas coisas erradas do mesmo jeito de sempre? Já pensou em arrepender-se, em pedir perdão, em submeter-se à vontade de Jesus, a entregar tudo a Ele e a deixar tudo quieto lá onde entregou?

Causas para a insatisfação crónica:

  1. Você tem alguém a quem não pediu perdão e seu coração não se sente bem porque está longe de Deus;

  2. Você recusa humilhar-se diante de alguém ou diante da vontade de Deus;

  3. Você tem vergonha do bem, como por exemplo, não gostar de dizer 'obrigado' ou 'faz favor', orar em público, etc.

  4. Querer mudar a vida de outros (marido, amigo, pai, etc.) em vez de fazer tudo para mudar a sua; Jesus morreu pela sua vida.

  5. Você envergonha-se de Deus ou envergonha Deus diante das pessoas;

  6. Você recusa fazer as coisas da maneira certa;

  7. Você acredita que fazer as coisas de seu jeito é o que é certo e recusa a opinião de alguém que entende e, por vezes, recusa mesmo a opinião ou o mandamento de Deus; a Bíblia não diz que o mandamento e a palavra de Deus já são coisas provadas e mais que comprovadas?

  8. Você sente-se superior, mais sábio ou melhor que alguém. Você acha que sua opinião é a única que está certa e, consequentemente, acredita que são os outros que acham isso deles mesmos. Você vê seu próprio erro nos outros e nunca o reconhece.

  9. Você recusa acreditar que certas coisas que Deus fez ou deu vieram d'Ele porque você não está contente com o que Deus fez; você queria uma coisa e como Deus deu outra e, por essa razão, você diz que não veio de Deus; ofende Deus.

  10. Você magoou o Espírito Santo com a sua vida ou com seus pecados e seu coração sente a falta de água viva – algo que você recusa reconhecer logo.

  11. Você recusa resolver a questão de seus pecados na hora e protela as coisas, adiando-as de dia para dia. Só prolonga a insatisfação.

  12. Você é ou está apressado com alguma coisa que Deus só dará no tempo certo;

  13. Você faz planos sem levar Deus em conta e quando não dão certo sente desapontado e insatisfeito.

  14. Você não acredita que Deus dará a coisa certa no tempo certo; consequentemente, sente-se impaciente e insatisfeito.

  15. Você recusa obedecer Deus em alguma coisa porque entende que deve agradar pessoas. Isso traz muita insatisfação em si (o homem não satisfaz) e coloca-o contra as pessoas que fazem a vontade de Jesus do jeito que Ele lhes manifesta;

  16. Você tem ciúmes de alguma pessoa que vive bem com Deus e não suporta que seja ela a estar sempre certa;

  17. Você está indignada ou zangada com Deus porque Ele não faz as suas vontades ou, então, a Sua vontade para a sua vida é impedida por causa de seus pecados que nunca foram reconhecidos e colocados na luz; fora de Sua vontade, de um jeito ou de outro, você irá sentir-se sempre mal e sempre insatisfeito. "É melhor um bocado seco, e com ele o contentamento, do que a casa cheia de iguarias…", Prov.17:1.

  18. Você reclama muito por tudo e por nada;

  19. Você não gosta de enfrentar dificuldades; quer a estrada, mas não quer abrir caminho; quer comida, mas, não quer ir ao mercado; quer café, mas, não quer fazê-lo; quer amor, mas, recusa amar; etc.

  20. Deus avisa que alguma dificuldade está para chegar e você não se prepara para vencê-la: logo, sente-se infeliz e 'injustiçado' quando aquilo que Deus disse acontece;

  21. Você entrega as coisas a Deus e, passado um tempo, vai buscá-las de volta ou tenta resolver de seu jeito; Deus não pode contar consigo e com o que diz.

  22. Você tem nóias ou manias que pedem mais e mais cada dia, ou pedem que as coisas sejam feitas do seu jeito quando devemos aprender fazer as coisas do jeito de Deus e a desfazer nosso jeito;

  23. Você recusa desaprender-se as coisas do mundo e insiste na música do mundo, novela, ou outras coisas que nunca satisfizeram qualquer pessoa; em vez de deixar para desaprender e para aprender a desgostar, mantém o gosto pelo mundo; se assim é, não se admire de não sentir-se bem consigo próprio; merece o que tem.

  24. Existem mais coisas a acrescentar aqui, mais causas de insatisfações. Peça sabedoria e luz a Deus e Ele dará se você for honesto. Amem.

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com