ORAR EM NOME DE JESUS: O QUE SIGNIFICA
"E tudo quanto pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu o farei", João 14:13,14
  1. Esta é uma promessa forte: receberemos tudo que pedirmos em nome de Jesus. Você recebe tudo que pede? Se não recebe tudo aquilo que pede, temos um de dois problemas: ou Jesus mentiu ou existe algo errado em suas orações.

  2. A oração em nome de Jesus significa que somos Ele aqui na terra ou que somos seus legítimos representantes. As pessoas confundem tudo, pois acham que o nome de Jesus é somente sinónimo de poder. Por tudo e por nada usam as palavras "em nome de Jesus" - até mesmo quando se representam somente a eles próprios! E a Bíblia diz para nunca usarmos o nome de Deus em vão sob qualquer circunstância.

  3. Orar em nome de Jesus só significa que representamos Jesus, defendemos todos os Seus interesses e vivemos somente sob a sua liderança - até em oração. Já viu um advogado/representante de alguém defender os seus próprios interesses em vez de dos interesses de quem o contratou como seu fiel representante? Vejamos a história do coxo que Pedro curou em Actos 3. Não sabemos ao certo quanto tempo depois de Pentecostes aconteceu isto, mas, deve ter sido bastante tempo. Diz na Bíblia que este coxo era colocado ali todos os dias e que nascera coxo. Já tinha 40 anos de idade. Logo, sabemos que Jesus entrou muitas vezes no templo e, seguramente, deve ter passado por ele várias vezes sem o haver curado. Pedro, depois de Pentecostes, passou várias vezes pelo mesmo coxo, pois, lemos que se dirigia para o templo todos os dias para pregar. Então, deduzimos que tanto Jesus quanto os apóstolos tiveram muitas possibilidades de curar este homem e nunca o fizeram. Mas, um certo dia, quando Deus entendeu e quando Pedro ia passando, o Espírito Santo deve ter impulsionado Pedro para fazer o que fez. Era o momento certo de fazê-lo. O homem levantou-se e começou a andar e a pular de alegria, ele que era coxo. O que aprendemos com isto? Aprendemos que Pedro não decidia fazer as coisas, mas, recebia ordens do Espírito para fazer tudo quanto fazia de importante. Ele, realmente, representava Jesus e só agia mediante instruções do Mestre. Ele fazia tudo em nome de Jesus. Isso é diferente de querer que Jesus faça as nossas coisas do nosso jeito.

  4. Oração verdadeira é um fruto. Um fruto é uma consequência de uma união. Para chegarmos a um estado destes, para conseguirmos uma união tal que possamos representar Jesus na terra, muitas coisas precisam acontecer. Em primeiro lugar, tem de haver uma intimidade tal com Jesus e com Seu Espírito, uma cumplicidade, que a pessoa não somente sabe o que fazer, mas, até sabe como fazer. Oração em nome de Jesus é fruto de uma comunhão, tal e qual um filho é fruto de uma união entre marido e mulher. Uma união entre qualquer pessoa e Jesus dará com certeza, como fruto, oração e pedidos em nome de Jesus - pedidos que representam Jesus. Sabemos que os filhos fora do casamento não são legítimos e não têm qualquer segurança. Usar o nome de Jesus fora desta união é equivalente a usar o nome de Deus em vão. Ninguém que o faça ficará impune. Um casamento é um compromisso. Então, devemos ter este fruto tendo um compromisso eterno com Jesus. Só dentro de um compromisso podemos ter um filho, um fruto, desse compromisso. Estando casado com Ele obtemos os frutos todos desse relacionamento. Qualquer fruto do Espírito tem essa condição: que andemos com Deus continuamente e somente com Ele fazendo toda a Sua vontade para que os frutos nasçam. É deste tipo de união que nascem os frutos.

  5. Para obtermos este tipo de comunhão, devemos não apenas limpar toda a nossa vida de qualquer cheiro de pecado e de transgressão, confessando e limpando todos os pecados que mancharam toda a nossa consciência durante toda a nossa vida um por um e detalhadamente, como devemos obter e conseguir um coração que seja um com Jesus. É necessário haver sintonia e cumplicidade com Jesus, para que, quando Ele fale, Ele diga aquilo que desejávamos e já esperávamos. Deus consegue fazer tudo aquilo que você espera? E você espera mesmo tudo aquilo que Deus quer fazer ou vai fazer? Uma coisa é você desejar coisas boas; outra é desejar aquilo que Deus deseja. É por essa razão que o nosso coração deve estar em Jesus e não nas coisas, pois, somente assim obteremos os desejos d'Ele e desejaremos juntamente com Ele. Isso é a parte importante de orar em nome de Jesus. Amem.

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com