PRIMEIRO, BUSCAR SER REINADO
"Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas", Mat.6:33
  1. Imagine duas coisas que irão passar por si e nunca mais vão voltar, uma delas muito mais importante que a outra. Você só tem tempo de pegar em uma delas, pois o tempo é curto e ambas as coisas já estão passando (ao mesmo tempo). Qual delas vai buscar, segurar e procurar ter consigo?

  2. Buscar o reino é buscar ser reinado agora, já. Já pensou tudo que implica ser reinado? Significa que acabou o seu domínio sobre sua vida; acabaram os direitos sobre sua vida; significa que sua vida nunca mais será sua e nem vivida para si.

  3. Existem duas tarefas aqui: uma é ser reinado e buscar o coração que é reinado por uma pessoa humilde quanto Deus é. Você consegue? Essa é a sua tarefa. A outra tarefa pertence a Deus, que é acrescentar todas as outras coisas. Você não vai ficar sem as outras coisas se buscar somente ser reinado ou se buscar ser reinado sem ser para conseguir aquelas coisas que você não consegue de outra maneira a não ser através do poder de Deus. Uma pessoa que não consegue resolver seus problemas materiais e busca Deus com o intuito de resolvê-los, é interesseiro e não é sincero em sua busca. “Vosso Pai bem sabe que necessitais destas coisas”. Se você fosse rico e poderoso, casaria com alguém que só busca seu dinheiro?

  4. Quando você cumpre para que Deus cumpra também, coloca-se em um grau (patamar) superior ao de Deus. Será o mesmo que dizer: “Eu cumpri, agora, Senhor, precisas cumprir também. Parece que sou mais fiel que tu, pois cumpri primeiro”. Isso significa que achamos que Deus não tem iniciativa própria e que precisa ser admoestado a ser fiel. Você faz isso com Deus também? Sabe por que razão isso acontece?

  5. Isso acontece porque você fica com o olho na recompensa e assim que obtém o que quer, deixa de servir Deus. Por essa razão é que Deus não dá enquanto dar constituir risco para sua saúde espiritual, pois você, em sua mente, ainda liga obediência ao lucro. Você já renovou sua mente pelo conhecimento da vontade de Deus para sua vida pessoal? (Rom.12:1,2). Se você achar que uma coisa não tem nada que ver com a outra, isto é, se achar que Deus dá tanto aos bons quantos aos maus tal qual Ele afirma que faz, logo tornará a obediência uma tarefa independente do que possa vir a acontecer. Você ainda acha que obedecer é a formula do lucro fácil? (…disputas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro”, 1Tim.6:5). Para si lucro é morrer, tal como era para Paulo? “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”, Fil.1:21.

  6. Ninguém tem como evitar ter “todas as outras coisas” se deixá-las nas mãos de Deus enquanto cumpre a parte que lhe cabe fielmente e até ao fim. Você vai cumprir a sua parte? Ou vai cumprir sua parte para obrigar Deus a cumprir a dele? Você acredita mesmo que Ele é fiel? Amem.

Voltar para Index de Mensagens

José Mateus
zemateus@msn.com